02/11/2017

ENTREVISTA: Kalevala (Rússia)

Nikita Andriyanov (guitarra, music), Kseniya (vocal, letras), Denis Zolotov (bateria), 
A entrevista desta semana é com o a banda russa Kelevala. A fundadora, letrista e vocalista Kseniya, nos concedeu uma entrevista exclusiva, onde ela fala sobre o lançamento do novo álbum, a primeira apresentação que farão no Brasil, nos dias 19 e 20  de novembro (São Paulo e Curitiba) no Folk Festival e muito mais, confiram:

Tradução: Português-Russo e Russo-Português:



EC: Primeiramente gostaria de agradecer por terem aceitado realizar a entrevista para Elegia e Canto. O nome da banda, Kalevala, dentre outros fatores, foi escolhido por que as letras tem influência do folclore finlandês e de bandas finlandesas. O que os levou a optar pelo folclore finlandês uma vez que a cultura russa é bem rica?  
Kseniya: Olá a todos! Kalevala é o nome lindo e muito forte do épico finlandês, e com isso, nós quisemos destacara qualidade folk da nossa música. Claro, nós temos canções que têm como base as antigas lendas fino-úgricas, como por exemplo, do povo Mari, e também há canções com base no próprio épico Kalevala. Porém, a grande parte das canções é com letras autorais. Eu escrevo as letras para a música da banda Kalevala, e, claro, o épico da Rússia também me inspira e inspira também minha própria vida! Cada canção do Kalevala é uma história contada das experiências que eu mesma tive, algum dia, em minha vida.

EC: A banda foi formada em 2007,como vocês vêem o crescimento, não só da banda, mas pessoal de vocês em todos esses anos de música?
Kseniya: Em 10 anos, nós gravamos cinco álbuns inteiros, alguns EPs, um álbum ao vivo e gravamos quatro video clipes. Nós atravessamos quase a Rússia inteira com esses shows е dois tours já passaram pela Ucrânia. Nós frequentemente estamos em Belarus e na Europa. Em 2016, nós fizemos três tours europeus. Nós temos uma agenda enorme,  , nós não pudemos por um bom tempo começar a gravar um álbum inteiro. Com isso, decidimos dar uma pausa nos nossos shows na primavera de 2017, para poder entrar no estúdio de modo sério. Então, o novo álbum como nome “Метель” (Metel’ – nevasca) foi gravado, e nós estamos esperando o lançamento no dia 25 de outubro!


EC: A Rússia é berço de grandes bandas de metal, inclusive uma delas vem se apresentando no Brasil durante vários anos, Arkona. Como é ter uma banda de folk metal, em um país onde a cultura é tão marcante?  Como é a cena underground russa?
Kseniya: As bandas de heavy metal russas começaram a entrar no mercado ocidental. Uma das primeiras bandas de folk metal que recebeu reconhecimento no ocidente foi a Arkona. E, de modo geral, a cena do folk metal russo é muito grande e variada, e nós temos cada ano um festival para todos os que amam a música folk e pagã. Dez bandas russas participam do Folk Summer Fest, como também bandas ocidentais, como Korpiklaani, Finntroll, Eluveitie, Svartsot, Suidakra, Tanzwut, Dalriada e Corvus Corax. O Folk Summer Festre úne dezenas de milhares de fãs de folk metal de toda a Rússia, e também já vi gente do Chile e da Colômbia.

Foto: rede social Kalevala
EC: Como é a relação entre as bandas de seu gênero na Europa? Vocês tem contato, participam de projetos de outras bandas da Rússia?
Kseniya: Os poloneses do Hellroth nos apoiaram em turnês na Europa. E em relação às bandas russas, é claro para nós que já nos conhecemos há muito tempo, e frequentemente trabalhamos juntos no estúdio. O nosso acordeonista participou em uma gravação para a Arkona, e eu participei de gravações de várias bandas. O engenheiro de som da Arkona, Lazar, gravou nossos três primeiros álbuns, e, por isso, somos muito agradecidos a ele.

EC: Desde o início as músicas da Kalevala tem como idioma principal o russo. Vocês já pensaram ou pretendem lançar algum CD, inglês ou algum outro idioma?
Kseniya: Para ser honesta, antes eu pensava que nós sempre iríamos gravar na nossa língua nativa, a russa. Mas agora, depois de 10 anos de existência da nossa banda, eu de repente fiquei com vontade de gravar uma faixa em inglês ou em finlandês. Como nós vamos soar começou a me interessar! Mas a língua principal das nossas canções, sem dúvida, continuará sendo a nossa língua materna russa.

EC: O Kalevala se difere de outras bandas de metal pelo uso de instrumentos como balalaika, acordeon, gaita, wistle... e pelas músicas que são animadas e com refrões que ficam na cabeça. Como é o processo de composição de vocês, o que os inspira?
Kseniya: A natureza e a vida em si nos inspiram! :) Ainda nos últimos dois anos eu comecei a tocar um instrumento russo, oгармонь (garmon, um tipo de acordeão), e nós já gravamos o meu “garmonzinho” em uma das faixas do novo álbum!

EC: Sabemos que o grande sonho de qualquer banda é atingir o mercado internacional. O que esperar do Kalevala a este respeito visto que a banda está ganhando maior projeção internacional?
Kseniya: Nós fazemos, com grande prazer,shows para os nossos ouvintes do ocidente. Nós esperamos que a nossa agenda de shows pelo mundo irá crescer.

EC: O último CD de vocês foi em 2013. Vocês tem trabalhado em um novo projeto? Poderia
Capa novo álbum “Метель” (Metel’/nevasca)
adiantar algumas novidades para gente?
Kseniya: Sim, como eu já havia dito, o lançamento do novo álbum é no dia 25 de outubro, e nós pretendemos fazer uma grande quantidade de shows como apoio ao nosso álbum novo nas grandes cidades russas, como Moscou, São Petersburgo, Pskov, Nizhnyi Novgorod etc... Na primavera temos planejada uma grande turnê pelas cidades da Rússia, e em maio está prevista uma pequena turnê europeia, que continuará no outono. Além disso, nós queremos gravar mais um videoclipe.


Banner: Divulgação Folk Festival

EC: O Kalevala se apresentará no Folk Festival, que acontecerá em novembro deste ano, em São Paulo e Curitiba. Quais as perspectivas de tocar pela primeira vez para o público brasileiro? O que já conhecem sobre o Brasil?
Kseniya: Sim, estamos ansiosos para os nossos shows no Brasil! Para mim, parece que o público nesse país é louco e cheio de vida! Esse é o país do Sepultura! A Masha da Arkona me contou que ela teve impressões inacreditáveis das suas turnês pelo Brasil, e por isso nós estamos preparados para o melhor possível!

EC: Gostaria de agradecer a entrevista para o Elegia e Canto. Vocês poderiam deixar uma mensagem para os leitores do site e fãs do Kalevala?
Kseniya: Muito obrigada pelo contato! Nós estamos muito ansiosos para o nosso encontro com os fãs brasileiros! Estou muito interessada em tocar para eles e estamos no aguardo de conhecer esse país maravilhoso. Pessoal, nós desejamos a todos, tanto quanto possível, mais música nova! Energia, felicidade e metal! Até o nosso encontro!

Paginas Oficiais:
Site oficial
Facebook
VK
Myspace
Itunes


DIVULGUE AQUI



UP