27/06/2012

BANDA: Spectrum (Brasil)

Membros: Rafael Nascimento (guitarra), Hebert (bateria) Cássio (baixo)
País: Brasil (Cataguases-MG)
Gênero: Heavy Metal


FOTOS

Contato: emailspectrum@gmail.com
Página Oficial no Facebook www.facebook.com/SpectrumMg

Membros Passados: Flávio Souza(Vocal)


Spectrum - um pouco da história de “O Corvo”
A Spectrum foi formada na cidade de Cataguases, Minas Gerais, em setembro de 2006 com o objetivo de resgatar os grandes clássicos do Heavy Metal, tais como Black Sabbath, Deep Purple, Judas Priest...

Após alguns anos, muitos shows pela região e algumas mudanças em sua formação, a Spectrum se consolidou e saiu em busca de sua própria identidade na tentativa de colocar em prática um antigo sonho: a elaboração de um primeiro trabalho autoral.

Em meados de 2010 a semente foi plantada e foram compostas as primeiras letras e os primeiros arranjos. A banda iniciou, então, seu processo de gravação. Com muitas dificuldades, pouco tempo, pouco dinheiro, mas com muita vontade de trabalhar, a primeira demo “O Corvo” estava finalizada com apenas três dias de trabalho.

Então, a Spectrum começou a trabalhar na segunda etapa do projeto: a confecção de capas e a pintura dos CDs, pois era de extremo interesse da banda que este primeiro registro fosse lançado de uma maneira real, de uma forma em que as pessoas pudessem adquirir o trabalho, manuseá-lo, ler as letras no encarte etc. Em agosto de 2010 este processo estava finalizado e o grupo preparado para o trabalho de divulgação. Assim aconteceu! “O Corvo” foi lançado e muito bem recebido na região.

Feito de uma maneira independente, a primeira coisa que chamou a atenção dos fãs de Heavy Metal foi a capa do trabalho: a arte havia sido feita por Gustavo Sazes, um grande profissional da área. A banda ganhou a arte feita por Gustavo como prêmio de um tradicional festival cataguasense, o “Fundição Sônica” – a banda foi campeã por dois anos consecutivos: 2007 e 2008.

As músicas do quinteto (hoje um quarteto) foram recebidas de uma maneira muito especial e já são cantadas com entusiasmo pelos fãs das cidades por onde passam. Essa receptividade não se deu somente no meio regional, mas também em âmbito nacional, pois “O Corvo” conta com uma positiva resenha publicada na edição 142 de novembro de 2010 da revista “Roadie Crew”. Nela, o colaborador da revista Thiago Rahal Mauro diz o seguinte: “Cuidado com o Diabo, O Corvo, O Irolevo e Libertas Quae Sera Tamen (faixas da demo) possuem grande identidade brasileira, sobretudo pela música mineira que é citada pelo grupo em diversas ocasiões (inclusive nas letras). A sonoridade é literalmente sem rótulos, já que remete tanto ao Heavy tradicional de Black Sabbath e Judas Priest, como também ao Hardcore dos anos 80, principalmente pelos timbres de guitarra e bateria, que são fortes e diretos. As músicas têm qualidade e devem agradar aos fãs do gênero.” Foram concedidas, também, entrevistas ao site “Whiplash” e ao blog “Pólvora Zine”, entre outros destaques na rede.

Na verdade, um dos objetivos da banda é a valorização da língua portuguesa, da cultura e da história do Brasil e de Minas Gerais. Assim, tudo é mais autêntico e verdadeiro. A faixa “Libertas Quae Sera Tamen”, por exemplo, fala sobre a Inconfidência Mineira e “O Irolevo” utiliza elementos da cultura popular, como o carro de boi e a cachaça.



04/03/11




MATERIAL LIBERADO PELA BANDA



2010 - Spectrum - O Corvo


01-Cuidado com o Diabo
02-O Corvo
03-O Irolevo
04-Libertas Quae Sera Tamen





2012   - Homens Cansado (Single)
Lançamento exclusivo para download no Elegia e Canto


01 - Homens Cansados

DIVULGUE AQUI



UP