02/07/2021

RESENHA: Within Temptation: 24 anos do primeiro álbum


Escrever sobre álbuns icônicos da história do metal pode até ser um clichê, mais quando uma das suas bandas preferidas completa 24 anos do seu debut fica difícil não pensar na sua história e importância. Hoje os proponho a viajarem comigo a 1997, ano de lançamento do primeiro álbum do Within Temptation: Enter.

    Enter é um álbum ímpar na discografia da banda. Muitas vezes amado e igualmente odiado pelos seus ouvintes. Após assinarem contrato com sua primeira gravadora, a DSFA Records, o Within Temptation realizou a gravação e a mixagem do álbum em um intervalo de três semanas, um processo rápido que cominou em um trabalho único no cenário do gothic/doom metal.

   O Within Temptation não teve pretensões de realizar uma obra prima com o seu primeiro trabalho, mais foi exatamente o que realizaram. E de conhecimento geral que um maior reconhecimento da banda veio com o lançamento do álbum Mother Earth em 2000, mas Enter mostra um trabalho puro e longe de qualquer influência da mídia ou clichê que possam classificar o som da banda atualmente. Naquele periodo o Within Temptation era formado por Sharon den Adel (vocais)Robert Westerholt (guitarra e guturais) Michiel Papenhove – guitars, Martijn Westerholt – synthesizers, Jeroen van Veen – bass guitar, Ivar de Graaf – drums

   Muito diferente dos posteriores trabalhos da banda, Enter se configura como um álbum com importantes passagens instrumentais, riifs pesados e uma bela atmosfera melancólica. O voz doce e angelical de Sharon den Adel é definitivamente um dos diferenciais do Within Temptation, que nesse álbum esteve acompanhada dos guturais do guitarrista da banda Robert Westerholt, e da participação especial de George Oosthoek na música “Deep Within”. 


O álbum começa com "Restless" uma das poucas músicas que o Within continuaria a tocar ao vivo, mesmo que em raros momentos. A música foi lançada como single no mesmo ano, mas infelizmente não realizaram nem um vídeo para o lançamento.  Contudo, é a música mais lembrada quando falamos no álbum Enter
    

Faixas: 
"Restless" - 6:08
"Enter" - 7:15
"Pearls of Light" - 5:14
"Deep Within" com participação de George Oosthoek - 4:28
"Gatekeeper" - 6:43
"Grace" - 5:09
"Blooded" - 3:37
"Candles" - 7:07


DIVULGUE AQUI



UP