07/11/2017

BANDA: Dalriada (Hungria)



Membros: Laura Binder (vocal), András Ficzek (vocal e guitarra), Mátyás Németh-Szabó (guitarra), Gergely Szabó "Szög" (teclados e backing vocals), Ádám Csete (gaita, flautas e backing vocals), István Molnár (baixo) e Tadeusz Rieckmann (bateria)
País: Hungria
Gênero: Folk Metal



  Hoje venho falar um pouco de uma banda que talvez já seja conhecida de muitos por aqui, mas merece o nosso devido destaque, claro que estou falando dos húngaros da banda Dalriada. Não conheço muitos nomes que se destacam no metal hungaro, mas o Dalriada merece a sua atenção. A banda foi fundada em 1998, e era conhecida pelo nome de Echo of Dalriada até 2006. 
  A sonoridade do Dalriada é marcado por um folk metal, com inspirações na música tradicional húngara, cantando suas músicas em húngaro, agregando influências da música celta e música renascentista, misturados aos elementos característicos do metal. Criando um som realmente único mesmo no mundo do folk metal.  
   Em 2008, já com o nome "Dalriada", a banda lançou o seu quarto álbum, "Szelek", que foi um sucesso no seu país, alcançando a segunda posição nas paradas musicais húngaras. Em 2009, o grupo lançou outro álbum, de nome "Arany", contendo 13 composições. O nome do trabalho remete a János Arany, um dos maiores poetas da Hungria. Inclusive, todas as composições do álbum são poesias da Arany transformadas em música. 
   No inicio de 2011, o Dalriada lança mais um álbum, de nome "Igéret". Uma curiosidade é que a banda tem lançado álbuns cujos nomes referem-se aos meses do ano em húngaro arcaico. Assim, "Fergeteg" refere-se ao mês de janeiro, "Jégbontó" ao mês de fevereiro, "Kikelet" a março, "Szelek" a abril, "Ígéret" a maio e "Áldás" a julho. As únicas exceções foram os álbum Arany é o último lançamento da banda o álbum Forrás, que significa fonte em húngaro. Em 2012, a banda percorreu a Europa com Arkona e Darkest Era. 
   
    
A Discografia está disponivel no Spotify da banda: Dalriada
 Walesi Bárdok demo-CD (2003)
 Fergeteg (2004)
 Jégbontó (2006)
 Kikelet (2007)
 Szelek (2008)
 Arany - Album (2009)
 Ígéret (2011)
 Napisten Hava (2012)
 Mesék, Álmok, Regék - Compilação (2015)
 Áldás (2015)
 Forrás (2016)



Redes Socias:
Site Official
Facebook

DIVULGUE AQUI



UP