21/12/2017

2007 - O ano do Symphonic Metal parte III

  Mas porque afirmar, que o ano de 2007 foi o ano do Symphonic Metal? Bem, eu percebi que durante esse ano, as principais bandas do gênero lançara álbuns novos, seja aquelas bandas que lançaram até hoje, o melhor álbum da carreira, ou bandas que estavam lançando o seu debut, ou bandas nas quais, eram os últimos álbuns pelas quais suas vocalistas originais participavam. Sendo assim afirmo, 2007 foi o ano mais importante para o Symphonic Metal, e como fã do gênero não poderia deixar de falar sobre esses álbuns que marcaram a minha vida, e imagino que a vida de muitos de vocês. Para isso, eu elenquei os 15 principais álbuns lançados naquele ano para o Symphonic Metal, e pretendo falar um pouquinho sobre cada um deles, nessa série especial aqui no site em três partes. Não vou eleger qual é o melhor ou pior, afinal acredito que todos esses álbuns são importantíssimos para o gênero, vamos aos últimos quatro álbuns:
(Veja a primeira parte aqui e parte dois aqui) 

TARJA TURUNEN - MY WINTER STORM 


Lançamento: 19 de novembro de 2007
País: Finlândia
Membros: Tarja Turunen (Vocal e Piano)
Banda de apoio no álbum: Doug Wimbish (Baixo), Alex Scholpp (Guitarra), Earl Harvin (Bateria) e Torsten Stenzel (Teclados) 



   Ah 12 anos atrás a Tarja Turunen saia do Nightwish... muita coisa poderia ter acontecido, é a melhor delas se ternou uma realidade, Tarja com uma carreira solo consolidada e aclamada pela crítica e pelo público, se desvinculando da sombra de sua antiga banda e trilhando o seu próprio caminho de sucesso. My Winter Storm é o primeiro álbum solo da cantora (sim, antes ela fez antes um álbum natalino... mas e o MWS que quebrou barreiras), muitos fãs da época do Nightwish não gostaram do álbum pois não era tão "metal" como antes... outros já amaram ver a criatividade da Tarja, ser verdadeiramente explorada, seja como for, My Winter Storm é um belíssimo trabalho que mostra ao mundo todo o poder e força da Tarja que têm evoluído mais a cada lançamento. 
   Agora algumas músicas que merecem destaque, começando pela adorada I Walk Alone, um marco no inicio da carreira solo da Tarja, uma letra forte que mostrava que ela estava de volta e mais poderosa do que nunca. Esse álbum e repleto de doces canções que com o tempo passaram a fazer parte do setlist acústico da Tarja, dentre elas eu destaco My Little Phoenix, o cello e o grande destaque dessa canção, tando toda uma atmosfera especial. Uma música que se consagrou fundamental em todos os shows ao longo desses anos foi Die Alive, o peso em conjunto com a melodia tão marcante tornam está uma das melhores músicas da carreira solo da Tarja. E por último a música mais diferente do álbum, e que muitos podem até lembrar um pouco de sua época no Nightwish, devido a sua introdução de grande peso Ciarán's Well, que grande canção! E de literalmente tirar o nosso folego, principalmente se tentamos acompanhar a Tarja cantando hahaha... Um inicio brilhante que quebrou barreiras e paradigmas e traçou um caminho de muito sucesso para finlandesa. 
   




WITHIN TEMPTATION - THE HEART OF EVERYTHING 


Lançamento: 12 de março de 2007
País: Holanda
Membros: Sharon den Adel (vocal), Robert Westerholt (guitarra), Martijn Spierenburg (teclado), Stephen van Haestregt (bateria), Jeroen van Veen (baixo) e Ruud Jolie (guitarra)

um The Heart of Everything foi lançado em 9 de Março de 2007 no território europeu e em 24 de Julho de 2007 nos Estados Unidos, marcando o novo contrato da banda com a gravadora estado-unidense Roadrunner Records assinado no final de 2006. No final de fevereiro foi lançado o primeiro compacto, "What Have You Done". O vídeo musical foi gravado em 1213 e 14 de dezembro de 2006 no Koko club em Londres, e num estúdio de computação gráfica em Windsor, com a participação de Keith Caputo (da banda Life of Agony) nos vocais.
Em maio, a banda realizou sua primeira turnê pela América do Norte junto com Lacuna Coil, contando também com as bandas In This Moment, Stolen Babies, The Gathering e Kylesa numa turnê apelidada "The Hottest Chicks in Metal Tour 2007". A nova gravadora também lançou um EP de versão limitada intitulado The Howling. O álbum estreou na primeira posição da parada musical neerlandesa, tornando-se o segundo álbum de estúdio da banda a atingir tal marca.

Nesse álbum a banda começou a ser rotulada por um estilo novo, o Symphonic Metal, que logo após ser efetuado, encarou novamente o fato do grande leque de estilos que a banda pode oferecer. Os Within Temptation são muitos conhecidos no mundo todo como Hybrid Metal e Metal alternativo, também sendo uma vertente do Rock Atmosférico. O álbum vendeu 150.000 cópias na primeira semana. No dia 7 de Fevereiro de 2008, a banda realizou um show esgotado na cidade de Roterdão para uma audiência de 10.000 pessoas, com uma orquestra completa e um coral, que foi gravado em DVD e lançado, com o nome de Black SymphonyO segundo compacto foi "Frozen", lançado em junho na Europa. O vídeo musical lida com a questão de abuso infantil e foi filmado na Romênia. Os fundos angariados foram destinados à caridade, através da organização Child Helpline International. A faixa "The Howling" foi escolhida como um compacto digital lançado no Reino Unido, tendo sido gravado outro vídeo musical. A versão estendida do compacto conta com um lado B inédito, a canção "Sounds of Freedom". Ambas as faixas foram incluídas no material para promoção do jogo de computador The Chronicles of Spellborn.





THERION - GOTHIC KABBALAH 



Lançamento- 12 de janeiro de 2007 
País: Suécia 

Membros: Christofer Johnsson (Líder ,teclados, programação, guitarra), Kristian Niemann (guitarra e teclados), Johan Niemann (baixo, guitarra, violão) e Petter Karlsson (bateria, guitarra, teclado, solo ("Chain of Minerva", "T.O.F. - The Trinity"), coral e percursão). 

Membros Convidados:  Mats Levén (vocal e guitarra), Snowy Shaw (vocal), Katarina Lilja (vocal), Hannah Holgersson (vocal soprano), Jonas Samuelsson–Nerbe (tenor),Anna Nyhlin (solo soprano em "The Falling Stone" e "Path to Arcady"), Karin Fjellander – coral soprano, Ken Hensley – orgão de Hammond, Joakim Svalberg – orgão de  Hammond, Rolf Pilotti (flauta em "Gothic Kabbalah" e "Trul") e Stefan Glaumann – tamborim. 




AESMA DAEVA - DAWN OF THE NEW ATHENS



Lançamento: 8 de março de 2007 
País: Estados Unidos da America 
Membros: Lori Lewis (Vocal), John Prassas (Guitarra), Tim Klatt (Bateria), Chris Quinn (Baixo), Earl Root (R.I.P. 2008) (Guitarra).





Por: Daniela Godinho

DIVULGUE AQUI



UP